Espumantes gaúchos estreiam em Hollywood

Dal Pizzol Espumante Charmat foi o escolhido na corrida do Brasil pelo Oscar

O filme ‘Lula, Filho do Brasil’, que disputa o Oscar 2010 como Melhor Obra Estrangeira, será assistido pelos membros da Hollywood Foreign Press Association. Esta é a etapa final da campanha do filme pela conquista do Oscar. Entre as ações realizadas para levar o sabor do Brasil aos críticos de cinema americanos está a entrega do Dal Pizzol Espumante Brut Charmat, reconhecido com Medalha de Prata no Vinalies 2010 realizado em Paris, França.

As 108 garrafas estreiam na terra do cinema para brindar a exibição do filme brasileiro. Uma excelente oportunidade para divulgar o frescor e a qualidade do espumante elaborado em terras brasileiras.



DAL PIZZOL ESPUMANTE BRUT CHARMAT

Disponível em garrafas de 375ml e 750ml, o espumante é elaborado a partir de um vinho base de Pinot Noir, Riesling Itálico e Chardonnay mais evoluídos com a adição de açúcar e leveduras. O processo de refermentação é realizado em autoclaves a uma temperatura de 13ºC a 15ºC. Após a segunda fermentação, este espumante permanece por um período de 90 dias em contato com as leveduras, a fim de atribuir características distintas ao produto.

Límpido e brilhante, o espumante apresenta coloração amarelo com reflexos esverdeados. Quanto ao perlage ou efervescência demonstra um excelente desprendimento de gás carbônico, formando borbulhas pequenas, espuma abundante e duradoura. No aroma, uma complexidade de frutas provenientes do vinho base, notas cítricas, pão tostado, adocicado devido ao processo de elaboração. Quanto ao paladar, inicialmente apresenta uma refrescância provocada pelo gás carbônico e a acidez do produto, seguindo para um final de boca macio e suave bastante equilibrado que lembra características que se assemelham ao Champenoise devido a sua particularidade de elaboração.


CONCEITO.COM

Vinhos brasileiros são reconhecidos na Espanha

Os vinhos do Brasil conquistam mais sete prêmios, ampliando o ranking de premiações internacionais, na Espanha, na cidade de Sevilla. As amostras, em quantidade não divulgada pelos organizadores, foram avaliadas por um júri internacional formado por 20 degustadores.

Segundo o diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), o enólogo Cleber Andrade, que esteve representando o Brasil no evento, o concurso apresentou este ano um aumento significativo de amostras inscritas que foi considerado relevante devido as dificuldades econômicas atuais dos países europeus. “Um alto nível qualitativo foi percebido nos vinhos tintos. O concurso também teve amostras de destilados oriundos da América central e da Europa”, comenta. Outro ponto destacado pelo enólogo foi a organização e a pontualidade do evento que esteve a cargo da empresa Equipo Team.



PREMIAÇÕES



Medalha de Ouro

Baccio Espumante Brut - Vinícola Serra Gaúcha

Baccio Espumante Moscatel - Vinícola Serra Gaúcha



Medalha de Prata

Aurora Espumante Brut Chardonnay - Cooperativa Vinícola Aurora

Aurora Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola Aurora

Aurora Espumante Prosecco Brut - Cooperativa Vinícola Aurora

Garibaldi Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola Garibaldi

Gran Legado Espumante Moscatel - Wine Park



Assessoria de Imprensa da ABE

CONCEITO.COM

54 3451-5812