Cadastur

O Ministério do Turismo quer que o brasileiro viaje mais pelo Brasil, por isso criou o Cadastur, um sistema que permite que turistas do Brasil e do exterior tenham acesso a informações sobre serviços turísticos, guias de turismo e bacharéis em turismo. O Cadastur, que está inserido no programa Nacional do Controle da Qualidade dos Serviços Turísticos do MTur, é baseado num sistema de cadastro de empreendimentos, equipamentos e profissionais da área de turismo. O cadastro permite às empresas de serviços turísticos a participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem.



“O Cadastur é uma fonte de consulta rápida e de fácil acesso para o turista. Todos podem ter acesso a informações detalhadas sobre os prestadores de serviços regularmente cadastrados."


O cadastro disponibiliza o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. Garante acesso do profissional guia de turismo aos programas de capacitação profissional proporcionados pelo Ministério, como a Jornada de Atualização dos Guias de Turismo. Além de proporcionar credibilidade do prestador de serviço turístico cadastrado junto ao público, garantindo que está legalmente constituído e em operação.