Presidente da FIFA visita Brasília

Em clima de inspeções da Fifa para escolher as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014, o presidente da organização, o suíço Joseph Blatter, visitou Brasília e recebeu do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o projeto do novo Mané Garrincha e o projeto de implantar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Blatter também se encontrou com o presidente da República, com quem conversou, entre outros assuntos, sobre a importância de evitar a transferência de jovens talentos do futebol brasileiros, menores de 18 anos, para o futebol estrangeiro.



O chefe maior da entidade máxima de futebol foi recepcionado e informado da importância de ter Brasília como uma das cidades sedes da Copa de 2014, assim como da participação de uma capital da Amazônia e uma da região do Pantanal para sediar jogos. As cidades cogitadas são: Belém, Manaus e Rio Branco, na Amazônia, Cuiabá e Campo Grande, no Pantanal.
Durante o encontro também foram discutidas providências para a realização da Copa no Brasil e a necessidade de recursos. A respeito disso o presidente da Fifa informou que as comissões técnicas que visitarão as 17 cidade candidatas estão aptas a tomar consciência de todas as necessidades que elas apresentam. A escolha das 12 cidades será feita entre os dias 19 e 20 de fevereiro, pelo comitê executivo da Fifa, que se reunirá em Zurique.
As vistas técnicas começam em São Paulo, e seguem por Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife, Natal e finalizando com Fortaleza, no dia 7 de fevereiro.
O ministro Orlando Silva aproveitou a ocasião para informar que o orçamento da Copa só será revelado após definida as cidades, visto que cada uma delas apresenta diferentes necessidades de recursos.